Apresentação

Desvendar os mistérios da vida e compreendê-la! Este é o desafio central do Biólogo. Lidar com a vida nas suas múltiplas formas requer o profissional Biólogo posicionamento ético e político frente aos paradigmas contemporâneos existentes no mundo científico e globalizado. Das formas de vida mais simples à mais complexa, o meio ambiente, o ecoturismo, a sustentabilidade, alimentos transgênicos, clonagem animal e vegetal e a bioética são alguns dos temas polêmicos, em debate e que permeiam os estudos do profissional biólogo.

 

Bacharelado ou Licenciatura?


A UEFS oferece as duas modalidades cujo acesso ocorre em processos seletivos distintos. A proposta curricular para as duas modalidades, acrescida do corpo docente qualificado, oferece uma formação sólida aos alunos, capacitando-os para a investigação técnica-científica, seja na área de competência do bacharel ou do licenciado, contribuindo para a ruptura de uma concepção equivocada de que o professor não pesquisa.

 

O Bacharelado, na UEFS, compreende em um conjunto de componentes curriculares, que requer para a sua integralização nove semestres letivos, quando se aborda conteúdo na vasta área de conhecimento da Biologia: animal, vegetal, ecologia, genética, bioética, e nas áreas mais modernas da Biologia, como disciplinas obrigatórias e optativas. Tal oferta requer do aluno uma composição de conhecimentos para introduzir-se no campo vasto do mundo do trabalho. Acrescenta-se à formação do nosso aluno o seu envolvimento em atividades outras complementares e essenciais à sua formação a saber: atividade de campo, participação em programas de iniciação científica e de extensão. O Bacharel Biólogo é vocacionado, prioritariamente, para a pesquisa científica e atividades técnicas de alto nível, sendo facultado a este profissional atuar no Ensino Superior. 

 

A Licenciatura em Ciências Biológicas, na UEFS, também, compreende em um conjunto de componentes curriculares, que requer para a sua integralização nove semestres letivos. Entretanto, a composição curricular traz em evidência um leque de disciplinas que prepara e capacita o nosso egresso para atuar como professor no Ensino Básico, em especial, nos níveis Fundamental II e Médio. Ao egresso, também é facultado a sua inserção ao Magistério do Ensino Superior. A investigação como meio para a formação de pesquisador na área da Educação segue o rigor necessário para permitir ao nosso egresso sua atuação no campo da pesquisa, voltada para a peculiaridade inerente ao ensino das Ciências Biológicas.  De igual forma, a UEFS oferece programas institucionais para a formação complementar do nosso aluno, a exemplo do Programas de Monitoria, de Iniciação à Docência, de Iniciação à Pesquisa, de Residência Pedagógica, e de Extensão.

Recomendar esta página via e-mail: